............................................................................................................................................................................................................................................................................

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

INÍCIO DA RCC NO RIO - OUTRO RELATO

A Renovação Carismática Católica no Rio de Janeiro já tem 20 anos de existência (Texto editado em setembro de 1991). O Espírito Santo inspirou a implantação dos primeiros Grupos de Oração desta cidade desde 1972, quando surgiu no Méier o "Grupo Água Viva", no Colégio Coração de Maria, coordenado pela Irmã Trindade Campos. Naquela ocasião, Pe. Eduardo Dougherty, um dos sacerdotes jesuítas que trouxeram a experiência do batismo no Espírito Santo para o Brasil, percorria vários lugares e ajudava a orientar os primeiros grupos de oração carismática que surgiram. Pe. Eduardo deu um grande incentivo ao grupo "Água Viva" e Ir. Trindade formou uma equipe que muito trabalhou pela RCC.

O mesmo acontecia com o Pe. Haroldo Rahm que também levava pelo Brasil as "Experiências de oração" em retiros de fim de semana. Aqui no Rio, Adelcy Rocha organizava estas "Experiências de Oração" e aprofundamentos mensalmente, com cerca de 180 participantes por vez, apoiando Pe. Haroldo, Pe. Sales, Pe. Alírio e Pe. Eduardo com a equipe que coordenava. Adelcy organizou por muitos anos estes retiros que incluíam jovens, crianças e adultos.

Em casa de Adelcy surgiu o grupo "Pequena Betânia", em 1973. Era o primeiro grupo da Zona Sul da cidade. Em Cascadura começou O grupo "Alabaré" em 1974. As primeiras "Experiências de Oração" foram realizadas na casa das Irmãs de N. Sra. do Cenáculo, nas Laranjeiras e foi assim que nossa querida e saudosa Ir. Lucille Lang começou dois grupos em março de 1975. O "Grupo do Cenáculo" e os Seminários de Vida no Espírito Santo eram freqüentados por quase todos os membros da RCC na época. Em dezembro de 1975, Doris R. Carvalho, que participava do grupo "Pequena Betânia" na casa de Adelcy, iniciou em sua própria casa, na Rua Pompeu Loureiro, o grupo "Bom Pastor" que hoje é o grupo de maior número de participantes do Rio de Janeiro (mais de 2.000 pessoas).

Na mesma ocasião, D. Cipriano Chagas, recém-chegado da França e, tendo participado do 1º Congresso Internacional da Renovação Carismática em Grottaferrata, perto de Roma, em 1975, deu início ao Grupo "Emanuel" em janeiro de 1976, no Mosteiro de São Bento. Na ocasião, D. Cipriano coordenava a Renovação Carismática do Rio de Janeiro com uma equipe que se reunia no Mosteiro e organizava mensalmente Tardes de Oração com ensinamentos e partilha para os líderes dos grupos de oração. Em 1976 D. Cipriano orientou os coordenadores que formassem os Núcleos dos grupos de oração. Naqueles primeiros anos, os grupos reuniam-se nas casas e em colégios. Houve várias "Experiências de Oração", Seminários de Vida no Espírito e Aprofundamentos, no Mosteiro de São Bento. Dos primeiros grupos saíram líderes que abriram outros grupos. Assim a RCC começou a inserir-se na vida das igrejas e nas pastorais.

Em maio de 1976, o grupo "Bom Pastor" iniciou um trabalho de assistência ao leprosário e transferiu-se para o 8º andar do Edifício da Paróquia N. Sra. de Copacabana. Mais grupos de oração continuaram nascendo, como o grupo "Shalom", na Leopoldina, que reunia um grande número de participantes jovens, liderados por Décio Darcy Silva. A Renovação crescia em todas as partes. Em 1977, surgiu o grupo .Jesus Senhor", primeiro no Colégio Sta. Tereza e, em seguida, transferido para a Paróquia de São Francisco Xavier. Da mesma época, datam o grupo "Coração de Maria" na Igreja dos SS. Corações, na Tijuca, e o grupo "Sta. Mônica", no Leblon. Nesta fase, os grupos já estavam nas igrejas e salões paroquiais. Em 27 de abril de 1978, a Renovação Carismática do Rio de Janeiro foi inserida pela Arquidiocese nas linhas da Pastoral e integrou a Pastoral de Conjunto no 6º Plano Pastoral.

Em seguida, o primeiro Conselho Arquidiocesano da RCC foi formado, sendo nomeado assistente espiritual o Pe. Manuel Louzada e D. Romer, o bispo responsável pela Renovação no Rio. A cidade foi dividida em setores, conforme os vicariatos e, em cada setor, havia um coordenador. Os coordenadores formavam o Conselho Arquidiocesano da RCC do Rio.

O Grupo "Bom Pastor" continuava a crescer e em 1979 foi para dentro da Igreja N. Sra. de Copacabana. Em 1980 surgiu a obra social com os mendigos "Pequeninos de Jesus" e em 1981 uma ação evangelizadora nas escolas públicas da Zona Sul. O primeiro trabalho da Renovação a nível arquidiocesano foi a preparação para a visita do Papa em 1980. Durante um mês, todas as equipes vicariais revezavam-se em plantões de atendimento telefônico dentro da Cúria diocesana. Este trabalho foi repetido por ocasião do Ano Santo.

Reconhecidamente, a Renovação começou a participar dos eventos arquidiocesanos e desde então, faz-se representar na CEMAL (Comissão, Entidade e Movimentos Arquidiocesanos Leigos), cuja presidência hoje está a cargo de uma líder da Renovação, Helena Machado.

Em fevereiro de 1980, foi publicada no Boletim do Clero uma Instrução Pastoral sobre a RCC, que teve continuidade na edição de abril de 1981. Estas orientações incluíam a Renovação nas normas diocesanas dos vicariatos. Mais esclarecimentos através do Boletim do Clero saíram em setembro de 1983 e, em julho de 1985. O Pe. Javier Enciso foi efetivado corno Assistente Eclesiástico. Ficou estabelecido pelos Estatutos do Conselho que o Coordenador do Vicariato seria escolhido pelo Vigário Episcopal dentro de uma lista tríplice feita pela equipe vicarial. O Estatuto foi assinado por D. Romeu Brigenti em 1988.

Hoje, há mais de 200 grupos de oração no Rio de Janeiro. Cada Vicariato tem um Coordenador, um Vice-Coordenador e um Assistente Espiritual.

A equipe vicarial agiliza os trabalhos de evangelização, pregação em retiros, cursos, Seminários de Vida no Espírito e sustenta diversos ministérios de serviço. Grande parte dos retiros são hoje realizados no Priorato de S. Bento no Alto da Boa Vista mas, as atividades dentro dos Vicariatos são ininterruptas. Há várias comunidades de aliança que se formaram a partir dos grupos de oração. Grandes comunidades como a do "Bom Pastor" e a "Emanuel" têm ministérios específicos em âmbito de evangelização e ação social. O "Bom Pastor" tem sua sede no 9º andar da Casa Paroquial de N. Sra. de Copacabana, com livraria, atendimento, S.O.S. de telefone além de trabalho com os mendigos e evangelização nas escolas públicas.

A "Comunidade Emanuel", na Rua Cortines Laxe nº 2, no Centro da cidade, tem uma livraria, publica livros, cassetes e a "Revista Jesus Vive e é o Senhor", de âmbito nacional, promove cursos de formação e seminários. Em sua ação social mantém uma creche para crianças pobres.

Várias comunidades com ministério específico como a Comunidade de Cura Interior" Jesus Vive", coordenada por Tereza Arruda e Pe. Javier, atendem a todo o Brasil. A "Associação do Senhor Jesus", dirigida por Pe. Eduardo, cujo ministério é a evangelização pela televisão, abriu um escritório no Vicariato Urbano, com atendimento de cura, grupo de oração e de intercessão, além da divulgação de livros, cassetes e vídeo-cassetes.

As comunidades e associações são inseridas em seus vicariatos. Atualmente o Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática do Rio de Janeiro é coordenado por Hugo Queiroz Evaristo Carlos, sendo o Assistente Espiritual Pe. Javier Enciso, S.J.

Os coordenadores dos Vicariatos (eram):
VIRGÍLIO DUARTE SOBRINHO - Vic. Leopoldina
ANTÔNIO HONORATO - Vic. Oeste
HELENA MACHADO - Vic. Norte
MARIA LAURA ARAÚJO - Vic. Urbano
TEREZINHA ASSUMPÇÃO - Vic. Sul
JOSÉ OLÍMPIO DE ABREU BARRETO - Vic. Suburbano

Há trabalhos característicos nos diferentes vicariatos: o Vic. Suburbano dedicou-se a Seminário de Vida no Espírito e Experiência de Oração para casais; o Vic. Leopoldina tem um grande trabalho com os jovens; o Vic. Norte faz formação cristã para líderes e tem um forte ministério de ensino; o Vic. Sul é conhecido por seu ensino de formação e evangelização e ação social nas favelas; o Vic. Oeste tem um intenso trabalho de evangelização e Seminário de Vida no Espírito em novos grupos; o Vic. Urbano, em nova organização, abre novos grupos e faz atendimento aos carentes.

Sendo discernida e aprovada a publicação de um jornal que fosse o órgão oficial do Conselho para toda a RCC do Rio, formamos uma equipe com um elemento de cada vicariato e estamos iniciando o trabalho com este número do "RIO DE ÁGUA VIVA". Damos graças ao Senhor Jesus pelos irmãos que abriram caminho para a Renovação Carismática que tem trazido tantas graças a esta cidade. E louvamos o Senhor por este Pentecostes de hoje que já atinge assembléias em estádios com milhares de pessoas e leva vida nova às pastorais das paróquias. Com as bênçãos de nossos pastores, principalmente de D. Eugênio, prosseguimos em nossos esforços.

Conforme as palavras do Papa Paulo VI e João Paulo 11, a Renovação é uma graça para a Igreja e leva as pessoas à conversão profunda, no amor à Palavra, aos Sacramentos e à oração.

Texto extraído do orgão oficial de informação e orientação do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro.

REDAÇÃO:
Maria Lúcia Vianna - Coordenação


COLABORADORES:
Ronaldo Lima - Vicariato Norte
Antônio Neves - Vicariato Urbano
Anarrita Quelho Tavares - Vicariato Suburbano
Maurício B. Campista - Vicariato Leopoldina
Petrônio Geraldo Canabrava - Vicariato Sul
Antônio Honorato - Vicariato Oeste


Fonte: www.petroniocanabrava.hpg.ig.com.br

Um comentário:

  1. olá meus irmãos eu sou cordenador d um grupo d oração e estou com a aidia d evangelizar nas escolas pois aq na região tem muitos jovens se pedendo nas brogas ... então queria uma opnião d como fazer esse trabalho vc pode m mandar algum material?
    eltonpedro2@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre este site, testemunhos, sugestões... etc.